domingo, 11 de julho de 2010

ESPANHA: A 8ª CAMPEÃ MUNDIAL



Parabéns, Espanha, seja bem vinda ao clube dos Campeões Mundiais. De um a zero em um a zero, chegou lá. Futebol ofensivo? Nem tanto. Futebol de quê? Do toque de bola, do passe, da calma, da posse de bola. O ataque é fraco pra fazer gol e num determinado momento a defesa pediu para perder o jogo. Mas eis que a Espanha achou pela frente alguém que amarela mais que ela. Pobre Holanda. De laranja, só a casa d'Orange e a cor da camisa, porque se há algém que amarela, é a Holanda. Que o diga o Robben.

Não desmereço a conquista espanhola. Pelo contrário, enalteço essa geração, que vem sendo trabalhada e conquistando tudo desde 1999, quando ganhou o Mundial Sub-23. Um trabalho sensacional, que resultou numa base magnífica. Base essa que é do Barcelona, o time mais ofensivo da atualidade. A Espanha, mesmo tendo um ataque pífio (8 gols marcados, apenas), tem um time orientado para o ataque. Não fez mais gols, mas foi a seleção que mais finalizou a gol (121). Sem contar que tem um meio de campo onde você não sabe quem é armador, quem é volante. E mesmo os volantes não são pegadores, são caras que gostam de sair jogando, tocando bola.

É campeã do mundo, enfim, mas não acho que seja uma seleção tão superior às outras, incluindo o Brasil de Dunga. Não perdeu a cabeça mesmo vendo a pancadaria dos holandeses comendo solta. Mereceu, mas só ganhou porque a Holanda não teve "estrela" para vencer.

Espanha, o 8º passageiro do Bonde dos Campeões



Nenhum comentário:

Postar um comentário