Faltando 22 dias para a Copa, fica aquela pergunta: Cadê a empolgação dos torcedores?? De todas as Copas que assisti, essa é a menos badalada, a menos esperada. Difícil buscar uma explicação para isso.
Em outras Copas, as ruas eram enfeitadas com 2 ou 3 meses de antecedência, existia um mar de bandeiras penduradas nos vidros dos carros, os centros das cidades viravam um caldeirão verde-amarelo com a trilha sonora dos jingles usados na Copa. Há quem diga que a convocação do Dunga esfriou um pouco o interesse da torcida, ou ainda, que o fiasco de 2006 abalou a confiança do povo brasileiro. Acho que ao invés de procurar alguma explicação, devo eu chamar, invocar, pedir a todos para que comecem a vestir o verde e amarelo que tanto nos encheu de orgulho e tanto nos emocionou. Não há nada melhor do que sair de casa com a bandeira no carro e ver que outros carros também aderiram à essa corrente. O patriotismo emociona, de repente surge aquela sensação de que sua pátria saiu em guerra e que todos que ficaram estarão mandando fortes vibrações para seus guerreiros. Buzinar como loucos, brindar com estranhos, beijar a bandeira e a camisa são coisas comuns depois de uma vitória de nossa seleção na Copa, mas para mim não há nada melhor do que a véspera.
A expectativa se transforma em frio na barriga, o sono não chega, a busca por mais informações sobre a estréia aumenta, as cervejas já estão branquinhas dentro do freezer, os supersticiosos começam a arrumar as cadeiras e a televisão na sala, a camisa dorme abraçada com a bíblia, a manhã chega e com ela os primeiros foguetes soando como uma convocação geral para que todo mundo se levante e vista seu manto. Pronto, já não há mais silêncio, as buzinas dos carros são cada vez mais prazerosas, os gritos vão se multiplicando, o nervosismo seca as bocas e quando a seleção entra em campo todos param pra assistir aquela marcha dos jogadores até se alinharem ao lado do adversário. Quando começa o hino, volta o silêncio, as promessas surgem aos montes, as lágrimas correm, o coração bate mais forte e quando o juiz apita...bem, aí todos sabem o que acontece.
Se você sentiu uma espécie de "Déjà vu" ao ler esse texto, não se assuste, pois é apenas aquele velho clima de Copa despertando dentro de você. Vamos lá pessoal, afinal de contas, essas sensações só aparecem de 4 em 4 anos, então de já convoco a todos a fortalecer nossa corrente.
Voa canarinho!!!
É só questão de tempo. Não tem essa. Por mais desesperança que exista o brasileiro mais cedo ou mais tarde se contagia e entra no clima da copa, o patriotismo toma conta de todos e a nação se veste de verde e amarelo - algo que não existe em lugar nenhum, por mais popular que seja o futebol. O dunga com a coerência dele não será suficiente para diminuir a festa.
ResponderExcluirÉ isso aí Rafa..Eu já estou no clima há muito tempo...Espero que a partir de agora todo mundo entre tb..
ResponderExcluirAndré..acho que esse sentimento é flutuante.Mas vc está certíssimo.Acredito que o gás está chegando!!!
ResponderExcluirabraço e parabens pelo blog!!