domingo, 23 de maio de 2010

Quais os CPFs dos craques?

Não faz muito tempo o futebol era prato cheio em uma coisa: apelidos! Vocês sabem quem marcou o primeiro gol do Brasil numa Copa do Mundo? Preguinho, na Copa de 30. E era famoso, filho do escritor e político Coelho Neto. E em 1958, se eu disser que José Ely Miranda, Waldir Pereira, Manoel dos Santos e Edvaldo Izídio Neto ajudaram na primeira conquista brasileira, alguém me dirá que tudo bem, mas não foram mais importantes que Zito, Didi, Garrincha e Vavá! Ora, eram os próprios. Eduardo Gonçalves de Andrade então, é nome de doutor, de jogador jamais. E é. O hoje médico e jornalista Eduardo de Andrade, no entanto, foi bem mais conhecido pelo apelido de Tostão, craque da Copa de 70.
Em Copas mais recentes tivemos os grandes Carlos Ibraim Vaz Leal, Marcos Evangelista de Morais, Carlos Caetano Bledorn Verri, Iomar do Nascimento, Crisan César de Oliveira Filho, José Roberto Gama de Oliveira e Paulo Sérgio Rosa, e todos levantaram a taça do mundo em 1994. Não lembra deles? Pois pensem em Branco, Cafu, Dunga, Mazinho, Zinho, Bebeto e Viola. Não dá pra não lembrar. Já em 2002 só Cafu carregava um apelido no time titular (Ronaldinho Gaúcho vá lá, podemos contar).
Agora, em 2010, temos Kaká, Robinho, Grafite, o que já é alguma coisa, mas em compensação teremos Gilberto Silva, Júlio Baptista (assim, com 'p' mudo), Daniel Alves, Thiago Silva, Júlio Cesar, Felipe Melo, Luis Fabiano e o mais 'portentoso' de todos que já vi: Michel Bastos. Nome de deputado, como diria um amigo.
Nada contra os nomes, mas o apelido no futebol é uma característica tão brasileira e engraçada que tenho medo de que na próxima Copa, logo abaixo do nome do jogador, a camisa traga seu CPF estampado.
E vocês, lembram de algum apelido engraçado?


E não, não esqueci do Edson Arantes, só que esse eu não preciso dizer de quem se trata, preciso?

Um comentário:

  1. Boa Miro!!
    "Com a palavra o nobre deputado Michel Bastos!"
    Ah saudade de um garrincha!!

    ResponderExcluir